Audiência Pública Discute Crise no Abastecimento de Água em Simplício Mendes

Fotos e Vídeo: João Batista/JB e Isabela Mulatinho

Crise hídrica mobiliza autoridades e moradores em busca de soluções definitivas para o abastecimento em Simplício Mendes.

Na manhã da última quarta-feira (23), foi realizada em Simplício Mendes uma Audiência Pública para tratar da crise no abastecimento de água no município. Convocada pelo Ministério Público, a audiência contou com a presença de representantes da empresa Águas do Piauí, da AGRESPI – Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado do Piauí, da OAB local, do prefeito Márcio Moura, demais autoridades e da comunidade.

Clique no Link Abaixo, Veja e Baixe as Fotos

https://drive.google.com/drive/folders/1QxTL1eqlTQoBI_FVaZ3a-vLU8WPdvUh4?usp=sharing

O encontro foi motivado pelas constantes reclamações da população do bairro Nova Cidade, onde diversas residências estão há dias sem água nas torneiras. A situação se agravou com a chegada das contas de consumo, mesmo sem fornecimento regular.

O promotor Romerson Maurício de Araújo conduziu os trabalhos, deu voz aos participantes e destacou a importância da atuação conjunta. “A audiência tem o objetivo de ouvir a população, cobrar soluções e garantir que o direito básico à água seja respeitado”, afirmou o promotor de justiça.

Clique no Link Abaixo, Veja e Baixe as Fotos

https://drive.google.com/drive/folders/1xJrodcWFHDAVCnrU2an2jUISHrT0p0hn?usp=sharing

Durante a reunião, a Águas do Piauí apresentou um plano de ação, que inclui a manutenção dos cinco poços da cidade, com início já nesta quinta-feira (24), sendo um poço a cada três dias. Informou ainda que o poço 04, do bairro Nova Cidade, passará por recuperação nas próximas semanas devido à perda de vazão.

Além disso, a empresa anunciou a perfuração de um novo poço, com terreno a ser doado pela Prefeitura. A concessionária também manterá o abastecimento emergencial por meio de caminhões-pipa e disponibilizou atendimento itinerante para orientações à população.

O prefeito Márcio Moura reafirmou o compromisso da gestão com o problema. “Vamos propor à Câmara a doação de um terreno para que a concessionária possa perfurar um novo poço no bairro Nova Cidade. Essa é uma medida concreta que, com aprovação do Legislativo, poderá beneficiar diretamente a população afetada”, disse o gestor.

Clique no Link Abaixo, Veja e Baixe as Fotos

https://drive.google.com/drive/folders/1FQXEgWoCZeiRDtDDWdwoaociMXvUmul8?usp=sharing

A AGRESPI orientou a população sobre os canais oficiais para reclamações, reforçando o papel fiscalizador do órgão.

Moradores cobraram soluções urgentes, questionaram a ausência de um escritório da empresa na cidade, relataram dificuldades no atendimento telefônico e criticaram o envio de boletos de cobrança mesmo sem fornecimento regular de água. A comunidade também solicitou a substituição dos antigos canos de amianto, alertando para os riscos à saúde, já que esse tipo de material é proibido. Outro ponto levantado foi que, além da perfuração de novos poços, seria necessária a instalação de um reservatório exclusivo para o bairro Nova Cidade, como forma mais eficaz de garantir o abastecimento regular.

Clique no Link Abaixo, Veja e Baixe as Fotos

https://drive.google.com/drive/folders/1y2U5CV–6j6peI2w9lYGvVfgUk9Cb38S?usp=sharing

A audiência pública foi um passo importante para dar voz à população, esclarecer responsabilidades e buscar alternativas para garantir o acesso à água em Simplício Mendes.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *