Agricultores de São Francisco de Assis do PI São Contemplados Com Máquina e Implementos Agrícolas.

(Foto: Divulgação)

O Padre Geraldo Gereon é o idealizador e organizador do projeto modelo.

José de Anchieta e o Padre Geraldo Gereon (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de manter as famílias no campo principalmente os jovens para que não haja o êxodo rural, a Associação Beneficente “Fraternidade São Francisco de Assis” (FFA) que tem como presidente o Padre Geraldo Gereon, está colocando em prática um projeto modelo de agricultura orgânica no município de São Francisco de Assis do Piauí.

Padre Geraldo Gereon (Foto: Divulgação)
Capacitação de Agricultores (Foto: Divulgação)

Nessa quinta- feira (22) foi realizada uma capacitação com representantes das famílias beneficiadas que aprenderam na prática como fazer a montagem, manutenção e a utilização de um Moto cultivador (Tratorito) acoplado com os implementos agrícolas: arado, roçadeira, cultivador e reboque.

(Foto: Divulgação)
O Consultor Valdeci Queiroz (Foto: Divulgação)

O Projeto Modelo de Agricultura Orgânica, idealizado pelo religioso, surgiu após a conclusão de um levantamento feito na zona rural do município no ano de 2020, pelos Agentes de Pastoral Social da Fraternidade São Francisco de Assis (FFA), sobre o cultivo de lavouras, criação de animais e a precipitação pluviométrica.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Como se dá o Projeto de Agricultura Orgânica?

(Foto: Divulgação)

“Através da implantação de 10 Unidades Familiares (UF). Cada unidade familiar está sendo instalado em uma localidade contemplada pelo projeto. É uma média de seis famílias pra cada  unidade familiar, ou seja 60 famílias beneficiadas.  As localidades onde as unidades familiares estão sendo instaladas são: Baixão dos Dois Umbuzeiros, Gatinhos, Vereda Atrás da Serra, Sertãozinho, Volta do Riacho, Lagoa do Benedito, Barreiro Grande, Baixas, Barra Bonita e Campestre. O projeto visa usar a mecanização agrícola, o uso de adubos e defensivos naturais contra pragas e doenças nas lavoura, e assim melhorar a produção e a produtividade das culturas plantadas. Cada Unidade Familiar recebeu um kit com Moto cultivador (Tratorito), e os implementos agrícolas: Arado, Roçadeira, Cultivador e Reboque. A Fraternidade São Francisco de Assis contratou o consultor Valdeci Queiroz da cidade de Petrolina para orientar e capacitar uma equipe de cinco técnicos que vão acompanhar as Unidades Familiares e prestar assistência técnica aos agricultores. Dois técnicos foram contratados pela prefeitura de São Francisco de Assis do Piauí e três pela Fraternidade São Francisco de Assis. O primeiro passo do projeto foi identificar  inicialmente as áreas (Unidade Familiar). Em cada roça será implantado uma área de meio hectare para cultivo de lavouras tanto para alimentação humana como para alimentação dos animais, definido por cada família o que vai cultivar. Depois foi feito a coleta do solo para análise em laboratório, pra saber o teor de nutrientes desses solos. As análise foram feitas em Petrolina, onde foram detectadas as necessidades nutricionais de cada área, e agora estamos trabalhando para fazer a correção do solo onde for necessário com produtos naturais (insumos) explicou José de Anchieta Moura” Agente de Pastoral Social da Fraternidade São Francisco de Assis.

Comentários:

  1. Padre Geraldo sempre atuando com inovação para melhoria de vida de que precisa, esse tens minha admiração e respeito 👏👏👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *